Significado da Quarta-feira de Cinzas



    A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano ou  por Dia das Cinzas.

     É uma data especial  e tem um importante significado para a comunidade cristã.  Na nossa fé católica, a quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, que marca em nos nosso compromisso de conversão. A data é um símbolo de conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. 

     A data da Quarta-feira de Cinzas da Quaresma, coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

    Um período para refletirmos sobre nossos compromissos com Deus, através dá nossa prática de "Oração, Jejum e Esmola (Caridade)".


     Devemos nestes 40 dias que antecedem a paixão de Cristo é a nossa Páscoa, praticar esses desafios de fé, orando diariamente pela nossa conversão, jejuando (abrindo mão de algo material que nos faça falta, logicamente desde que não seja algo que prejudique nossa saúde), e reforçando nossa caridade para com o próximo. 

     A Quarta-Feira de Cinzas é dia de preceito, ou seja, dia de obrigação celebrativa: devemos todos ir à missa, guardar jejum de carne e não abusarmos das refeições, e recebermos na nossa fronte (testa, cabeça) as Cinzas sagradas, que tem como simbologia representar nossa fragilidade humana (do pó viemos, ao pó voltaremos), e a necessidade imediata de nós convertermos.
Espero que tenho colaborado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou deste post? Comente.

Curta aqui

Seguir por email

Topo